Museu da Casa Brasileira |
Depois de dois posts seguidos sobre desabafos meus, esse aqui traz uma exposição, aliás, duas (!), lindíssimas e gratuitas (aos sábados, domingos e feriados)! O Museu da Casa Brasileira está com a exibição de "Escalas em contraste" de Hugo França e "Design Mirim".
"Escalas em contraste" trata-se de obras com inspiração indígena, que foram adaptadas ao cotidiano; elas têm diferentes formatos, feitos de madeira de Pequi Vinagreiro, que passam a ter funcionalidade, podem ser tocados e permitem que as pessoas sentem neles. O processo de produção das peças é mostrado em dois vídeos na própria exposição e além disso, há uma mostra que chama-se "Escultura mobiliária", no qual o mesmo autor (Hugo França) trabalhou com figueiras condenadas e que agora estão sendo substituídas por espécies nativas. Esse processo será trabalhado em oficinas abertas à observação do público e serão colocadas no jardim do Museu. O conceito por trás desse trabalho engloba reaproveitamento de árvores que seriam descartadas e que tornam-se úteis como objetos e móveis, portanto, trata-se de um renascimento de raízes e árvores. As obras em miniatura foram produzidas pela artesã Maria D'Ajuda, que em contraste com as obras grandiosas de Hugo, ganham a delicadeza e monumentalidade da natureza.
"Design Mirim" apresenta diversos objetos do cotidiano que estão em miniatura, mirim, do tupi guarani significa pequeno, e que foram assinados por designers brasileiros, como José Zanine Caldas, Abraham Palatnik, Lina Bo Bardi, Carlo Hauner a partir dos anos 40. Já os brinquedos, em miniatura e vintage, são da coleção de Sergio Campos. Os brinquedos refletem o mundo adulto de forma divertida e simplificada, mostrando que a criança de décadas atrás teve a experiência de entender o mundo adulto muito antes de estar nele, e sem mesmo perceber.
O visual e objetos vintage da exposição fazem os visitantes se entirem em uma viagem no tempo, ou então, para os que não brincaram ou tiveram contato com esses brinquedos, será uma forma de conhece-los pessoalmente!
PS: Todas as fotos desse post são autorais, portanto coloque créditos de Clara Davanso Bonadeu.
Mais infos:
"Escalas em constraste" e "Design Mirim": Em exposição até 16 de outubro (16/10/2016)
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - São Paulo
01451000
Tel (11) 3032-3727 / 3026-3900
Ter a Dom, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 7,00 e R$3,50 (meia)
Isentos: maiores de 60 anos e crianças até 10 anos - Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos sábados, domingos e feriados
Bicicletário com 40 vagas/Estacionamento pago no local
Nenhum comentário:
Postar um comentário