setembro 27, 2016

Corpo como evidência


Sesc Vila Mariana - SP














(Minha favorita)



O olhar fotográfico de Arno Rafael Minikkinen está exposto em 50 fotografias que despertam reflexões sobre os espaços e elementos da natureza e o corpo que, sempre presente nas fotografias, expressa uma relação com o meio. O corpo é nu e mostra forte interação de forma com a paisagem, além de criar, em muitas fotografias, espaços em branco que dão origem a novos espaços que sem o corpo não existiriam. O formato do corpo e as paisagens naturais evidenciam as formas orgânicas e definem  uma identidade no olhar do fotógrafo finlandês que foi criado em NY.
Sem dúvida um olhar muito atento às formas do corpo e de como elas podem ter uma relação com o meio que tira a concepção comum do corpo humano. Recomendadíssimo!
As fotografias são autorretratos que podem ou não ter outras pessoas compondo, porém, ele não tem assistentes de produção por preferir manter a tradição  "o que acontece dentro da sua mente pode acontecer numa câmera"de quando trabalhava no início da carreira em uma agência de publicidade.
Se eu fosse definir essa exposição inteira com uma frase apenas seria: corpo como elemento. O fotógrafo tira o conceito de corpo ao colocá-lo de forma interativa com as paisagens e é impossível olhar cada retrato rápido. Além disso, o corpo é retratado de forma dinâmica e anatômica. Tenho uma foto favorita, ela retrata troncos de árvore em pé juntos e no meio deles têm uma perna e um braço que se misturam em linguagem visual, é a penúltima foto desse post de baixo para cima!

A exposição está no piso térreo no Sesc Vila Mariana!
PS: Todas as fotos desse post são autorais, portanto coloque créditos de Clara Davanso Bonadeu.


Mais info:

Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141
Próximo ao metro Ana Rosa (750m) e Paraíso (1000m)
Em exposição até 18 de Dezembro (18/12/2016)
Terça a Sexta das 10h às 21h30
Sábados das 10h às 20h30
Domingos e feriados das 10h às 18h30

Qual é a sua fotografia favorita? Me conta nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário