outubro 19, 2016

Conexão infinita


Foto autoral

Tem uma ligação muito especial entre o ato de se conhecer e agir conforme o que engloba cada gosto de cada pessoa. É claro que se conhecer, no sentido de ter consciência da própria identidade, gostos pessoais e habilidades é uma descoberta sem fim e que exige muitas vezes observar o passado, que explica os motivos mais profundos das ações do presente e desejos futuros. Se conhecer, portanto, acaba por ser uma ligação eterna entre o passado e o presente. O futuro, este que é tão temido muitas vezes, só é uma mistura do acaso com gostos pessoais e escolhas.
A incerteza, que também é trazida pelo futuro, faz ele ser temido, esperado com certo receio. De fato, imprevisibilidade é uma característica marcante do tempo, que é o melhor amigo do futuro, porém o autoconhecimento e a autobservação diminuem a insegurança do novo. O que está por vir não pode ser previsto, domado, controlado, porém o futuro não precisa ser e não é algo sofrido quando cada um se conhece e se sente apto para tomar decisões que estão dentro dos gostos pessoais. Só autoconhecimento pode diminuir a aflição do que está por vir, pelo fato de que as escolhas que guiam o futuro serão tomadas respeitando o gosto e valorizando as habilidades individuais.
Apesar do fato de que nem todas as situações permitam apenas caminhos agradáveis e esperados,  quando o autoconhecimento é buscado por alguém, cria-se uma atmosfera individual que engloba a pessoa e consequentemente feridas por decisões precipitadas podem ser evitadas. Ao se conhecer as pessoas tem consciência de como elas funcionam, tanto no sentido emocional, quanto no racional, e então as situações podem ser enfrentadas com mais facilidade e as decisões tomadas tornam-se extensões naturais dos gostos pessoais.
O autoconhecimento é uma conexão interminável e extremamente individual, além de recompensadora. Só vai atras dessa observação sobre si mesmo quem se permite olhar para as próprias qualidades e defeitos, e ser feliz apesar das dificuldades e obstáculos naturais que inevitavelmente cruzarão os caminhos... afinal, nem todo obstáculo é necessariamente uma pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário