agosto 30, 2016

Dor de existir

"Da maneira com que uma pessoa assume o seu destino inevitável, assumindo com esse destino todo o sofrimento que se lhe impõe, nisso se revela, mesmo nas mais difíceis situações, mesmo no último minuto de sua vida, uma abundância de possibilidades de dar sentido à existência." Viktor E. Frankl

Essa é uma das frases maravilhosas e muito interessantes que o livro "Em busca de sentido" tem! Já aviso que o livro tem historias de um sobrevivente do campo de concentração impressionantes e curiosas de se ler, porém, não deixam de ser brutais. Recomendo para quem quer saber um pouco mais sobre as possíveis respostas para uma questão existencial comum: Qual o sentido disso tudo que chamamos de vida?
Além disso, o livro relata outros aspectos da vida no campo de concentração, como espiritualidade, como era a relação entre eles, quais as estratégias criadas por eles mesmos para minimizar as circunstancias e etc.

Para dar só mais um gostinho do livro, deixo aqui mais um trecho: "A maioria se preocupava com a questão: 'será que vamos sobreviver ao campo de concentração? Pois caso contrário todo esse sofrimento não tem sentido'. Em contraste, a pergunta que me afligia era outra: 'Será que tem sentido todo esse sofrimento, essa morte ao nosso redor? Pois caso contrário, afinal de contas, não faz sentido sobreviver ao campo de concentração.' Uma vida cujo sentido depende exclusivamente de se escapar com ela ou não e, portanto, das boas graças de semelhante acaso – uma vida dessas nem valeria a pena ser vivida."

Além dos relatos worthreading, tem também no final do livro os conceitos fundamentais da Logoterapia, da qual o autor (sobrevivente do campo de concentração e psiquiatra) desenvolveu!

Em busca de sentido, de Viktor E. Frankl! Depois me conta o que achou do livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário